A ideia de escrever este blog surgiu depois de ter abandonado o Porto e ter vindo para Dublin... Como sou mais um licenciado tuga a trabalhar fora de Portugal, quero relatar aqui a minha experiencia por estas terras Celtas... Tendo em conta que já somos muitos por essa Europa fora, criem o "Tuga em Amsterdao", o "Tuga em Madrid", o "Tuga em Paris", o "Tuga no Luxemburgo", o "Tuga em Genebra", o "Tuga em ......"


Friday, November 23, 2007

Espirito Natalicio em Dublin







Uma imagem vale por mil palavras. Claro que as garrafas estao vazias. Mas e' boa ideia para reciclar o vidro....


Ja agora fiquei a saber q nas festas de jantar de Natal das empresas nos hoteis, muitas pessoas ficam nos quartos dos hoteis durante a noite... Pois conduzir nessas condicoes pode-se revelar muito complicado....






Dublin ja nao 'e a capital do alcool

Bem, ontem li algo que me deixou particularmente desiludido com Dublin.
Entao os Irlandeses ja' se deixaram ultrapassar no consumo de alcool per capita pelo Luxemburgo e pela Hungria?
Isso 'e um sinal que os emigrantes nao estao a ser integrados convenientemente!
Eu sugeria q um "new comer" tivesse direito a um free pass valido por uma semana em todos os Pubs de Dublin para se ir ambientando... eh eh eh
Mas pela amostra que vi no dia em que a Inglaterra foi eliminada, esse dia decerto vai fazer subir a media na proxima contagem....
Caso para dizer: "melhor que ganhar e' ver os ingleses a perder".
Alias nos tugas tambem nao gramamos nada os bifes... razoes historicas.
Mas fiquei triste pois em jogos oficiais Portugal-Inglaterra o resultado e' sempre o mesmo desde 66... Sendo assim o nosso "jogo facil" esfumou-se.

Falando no Luxemburgo, essa cidade-estado (ou pais) aparece lider em tudo o que e' ranking da UE: pais com maior poder de compra, pais com mais riqueza por habitante, pais mais borrachao.....
Alguem faz ideia do q se passa no Luxemburgo?
Sei que 20% da populacao do Luxemburgo e' portuguesa, mas so conheco uma pessoa q tenha la estado, e foi para a belgica pois ja nao aguentava estar mais tempo la.
O feedback que tive e' que se ganha bom dinheiro, mas passado 6 meses estas a trepar pelas paredes pois nao ha nada para fazer a nao ser olhar para um extracto bancario gordinho.
Deve ser por isso que eles ficam em casa a enfrascar? Nao sei.
Mas por acaso queria saber porque raio eles aparecem destacadissimos do resto da UE com mais do dobro do poder de compra da media da UE.

Sera' que e' porque tudo o que e' empresas de actividade financeira e de jogo terem a sede la, devido aos baixissimos impostos? E como ha' poucos habitantes o PIB aparece inflaccionado brutalmente?

Saturday, November 17, 2007

Dublin e Dubliners vistos por um tuga do Norte

No meio do mesclado de raças e culturas que Dublin se está a tornar, ainda é muito facil reconhecer um irlandes. De facto certos hábitos saltam mesmo à vista:
- Se vires alguem sentado no meio de uma rua movimentada ou num Jardim de Dubin a tentar levantar-se do chão e a tarefa se mostrar complicada; é Irlandes. De facto cenas destas até se vêm aos Sabados e Domingos ás duas da tarde. É impressionante a quantidade de alcool que estas esponjas absorvem. Provavelmente é por isso que andam sempre bem dispostos. Até nos guias turisticos vem frases como "visite os monumentos de tributo ao alto consumo de alcool em Dublin". Nao há dúvidas, Dublin e´a capital do alcool; e pelos vistos do rock, pois Londres tornou-se brit-pop ou pimba se preferirem.
- Se vires alguem a queixar-se do clima e de quão suja a cidade está, há duas hipoteses:
...... A) Se ele também se queixar que os irlandeses/as são feios/as então é um dos muitos estranjas que por aqui andam (provavelmente polaco/a).
...... B) - Se disser que as irlandesas sao feias enquanto está com uma pint na mão e que bebe tanto para esquecer o quão feias elas são, então é irlandes.
...... C) - Se se queixar que os homens em geral são uns brutamontes enquanto entorna uma pint para ganhar coragem para meter conversa com um, entao é irlandesa...(Ah! E se for feia! E usar umas micro-saias... tambem conhecidas como cintos)
- Se vires toda a gente na rua de T-shirts verdes a dizer Ireland então é porque é fim de semana (semelhante ao fascinio que os tugas sentem pelos fatos de treino)
- Se vires um bando de gente vestido de galochas e impermeável em Agosto, a culpa é dos festivais de verão.
- Se vires 3 pessoas a sairem de um PUB em frente a uma igreja à uma da tarde andarem em zigue-zague e a dizerem:
"Até parece dia... Parece que estao a sair agora da discoteca de manhã..."
Isso são portugueses que já estão em Dublin há algum tempo e já estão totalmente integrados.


Outros hábitos curiosos que nos apercebemos quando conhecemos irlandeses:
- Apoiam as equipas da liga inglesa como se fosse a própria liga irlandesa (até vestem a camisola, literalmente) e ao mesmo tempo detestam os ingleses e culpam-nos de todas as desgraças por que a Irlanda passou no passado. Comportamento coerente, sim sr!
- Numa sexta feira fazem sempre a pergunta magica: "Any plans for the weekend?"
- No trabalho saem as 17:30 em ponto pois nao sao pagos para fazer horas extras (como eu adoro isto... assim nao há regime de preto para ninguém como em Portugal, onde ás vezes se trabalha 12 ou mais horas e fins de semana, á borla)
- Em cada 2 frases dizem "that's grand!" ou "thanks a million". Alias sao tao simpaticos/as que chegam a irritar.
- Qualquer motivo e' valido para ir para o PUB com os colegas, entornar umas valentes pints de guinness ou de sidra:
a - despedida de algum colega, porque vai trabalhar para outra empresa
b - inicio e fim do Verao na Irlanda
c - team building (esta é genial)
d - regresso à mesma empresa de alguem que saiu para outra e arrependeu-se (Nao há nada como ter opções e arranjar-se trabalho enquanto se estala os dedos)
- No tram ou comboio andam sempre na mao com um cappuccino ou machiatto num copo de papel XL tapado para nao entornar
- Em qualquer sitio por onde andem em dia de trabalho andam sempre de phones enfiados nas orelhas: na rua, no tram, no bus, nos cafes....
- Comem uma sandwich ao almoço pois o pequeno-almoço foi extra-reforçado: tostas de queijo e bacon frito com tomate gralhado, ovo mexido, feijão cozido e porridge (papas de aveia)
- No trabalho se chegam de viagem trazem doces da região onde esteve. O resto do pessoal pergunta logo pelo alcool dessa região e porque não trouxeste bebidas em vez dos doces.