A ideia de escrever este blog surgiu depois de ter abandonado o Porto e ter vindo para Dublin... Como sou mais um licenciado tuga a trabalhar fora de Portugal, quero relatar aqui a minha experiencia por estas terras Celtas... Tendo em conta que já somos muitos por essa Europa fora, criem o "Tuga em Amsterdao", o "Tuga em Madrid", o "Tuga em Paris", o "Tuga no Luxemburgo", o "Tuga em Genebra", o "Tuga em ......"


Saturday, November 17, 2007

Dublin e Dubliners vistos por um tuga do Norte

No meio do mesclado de raças e culturas que Dublin se está a tornar, ainda é muito facil reconhecer um irlandes. De facto certos hábitos saltam mesmo à vista:
- Se vires alguem sentado no meio de uma rua movimentada ou num Jardim de Dubin a tentar levantar-se do chão e a tarefa se mostrar complicada; é Irlandes. De facto cenas destas até se vêm aos Sabados e Domingos ás duas da tarde. É impressionante a quantidade de alcool que estas esponjas absorvem. Provavelmente é por isso que andam sempre bem dispostos. Até nos guias turisticos vem frases como "visite os monumentos de tributo ao alto consumo de alcool em Dublin". Nao há dúvidas, Dublin e´a capital do alcool; e pelos vistos do rock, pois Londres tornou-se brit-pop ou pimba se preferirem.
- Se vires alguem a queixar-se do clima e de quão suja a cidade está, há duas hipoteses:
...... A) Se ele também se queixar que os irlandeses/as são feios/as então é um dos muitos estranjas que por aqui andam (provavelmente polaco/a).
...... B) - Se disser que as irlandesas sao feias enquanto está com uma pint na mão e que bebe tanto para esquecer o quão feias elas são, então é irlandes.
...... C) - Se se queixar que os homens em geral são uns brutamontes enquanto entorna uma pint para ganhar coragem para meter conversa com um, entao é irlandesa...(Ah! E se for feia! E usar umas micro-saias... tambem conhecidas como cintos)
- Se vires toda a gente na rua de T-shirts verdes a dizer Ireland então é porque é fim de semana (semelhante ao fascinio que os tugas sentem pelos fatos de treino)
- Se vires um bando de gente vestido de galochas e impermeável em Agosto, a culpa é dos festivais de verão.
- Se vires 3 pessoas a sairem de um PUB em frente a uma igreja à uma da tarde andarem em zigue-zague e a dizerem:
"Até parece dia... Parece que estao a sair agora da discoteca de manhã..."
Isso são portugueses que já estão em Dublin há algum tempo e já estão totalmente integrados.


Outros hábitos curiosos que nos apercebemos quando conhecemos irlandeses:
- Apoiam as equipas da liga inglesa como se fosse a própria liga irlandesa (até vestem a camisola, literalmente) e ao mesmo tempo detestam os ingleses e culpam-nos de todas as desgraças por que a Irlanda passou no passado. Comportamento coerente, sim sr!
- Numa sexta feira fazem sempre a pergunta magica: "Any plans for the weekend?"
- No trabalho saem as 17:30 em ponto pois nao sao pagos para fazer horas extras (como eu adoro isto... assim nao há regime de preto para ninguém como em Portugal, onde ás vezes se trabalha 12 ou mais horas e fins de semana, á borla)
- Em cada 2 frases dizem "that's grand!" ou "thanks a million". Alias sao tao simpaticos/as que chegam a irritar.
- Qualquer motivo e' valido para ir para o PUB com os colegas, entornar umas valentes pints de guinness ou de sidra:
a - despedida de algum colega, porque vai trabalhar para outra empresa
b - inicio e fim do Verao na Irlanda
c - team building (esta é genial)
d - regresso à mesma empresa de alguem que saiu para outra e arrependeu-se (Nao há nada como ter opções e arranjar-se trabalho enquanto se estala os dedos)
- No tram ou comboio andam sempre na mao com um cappuccino ou machiatto num copo de papel XL tapado para nao entornar
- Em qualquer sitio por onde andem em dia de trabalho andam sempre de phones enfiados nas orelhas: na rua, no tram, no bus, nos cafes....
- Comem uma sandwich ao almoço pois o pequeno-almoço foi extra-reforçado: tostas de queijo e bacon frito com tomate gralhado, ovo mexido, feijão cozido e porridge (papas de aveia)
- No trabalho se chegam de viagem trazem doces da região onde esteve. O resto do pessoal pergunta logo pelo alcool dessa região e porque não trouxeste bebidas em vez dos doces.

6 comments:

li said...

De chorar a rir de tão verdade que é... No meu grupo de trabalho é obrigatório trazer chocolates. Ofereci-lhes umas miniaturas de Vinho do Porto e perguntaram-me: "Mas isto é para beber? É tão pequena!!"

Tuga Em Dublin said...

Eles so estao habituados a beber de baldes a que chamam pints! E dizem que em espanha e portugal nao percebem porque as garrafas (33cl) sao tao pequenas... Dizem que o alcool se evapora muito rapido...

Cheree said...

Faz hoje 2 semanas que para aí tive de férias.Habituada a vê-los em Portugal, sempre animados, constatei que realmente são fieis ao alcool! Excepto na chamada "good Friday". Pareciamos estar num mundo à parte,com os locais das bebidas completamente interditos na Sexta-feira Santa. Disse o senhor do local com um ar de "Volto já" que era uma "irish tradition!" E os tugazitos que queriam party naquela noite... O que me fez bater o coração mais desenfreadamente foi a falta de passadeiras para os peões, algumas vezes ainda olhei de soslaio para todos os transeuntes que me acompanhavam não fosse eu ficar para lá esticadinha na estrada.
Contudo gostei muito de estar por terras celtas e agora quero ir para lá morar. Se me puderem ajudar nesta mudança agradeço!

Pedro Teixeira said...

Viva,

Depois de ler este post vou equacionar bastante a minha ida 'a Dublin no proximo mes. Ando a orientar um fds a algum lado e neste momento Dublin esta sem situado como local local preferencial.

Estou a ver que a cidade esta validada por um gajo do norte, portanto so coisas boas sao de esperar :)

Abraco,
Pedro

Leo e Jean said...

Ola pessoal,moro em Cork
e tenho a disposicao produtos portugueses,desde super bock,bacalhau,cerelac,azeite,enfim,umpouco de tudo,abaixo encontra-se o numero e mail para contacto.
locasjean@gmail.com
086-866-48 82

Nuno Santos said...

Lindo, simplesmente lindo.
Sou novo em Dublin mas não consegui deixar de rir até às lágrimas com as situações que descreveste.